Publicaciones

ARTÍCULOS

2016

MELO, K.M. de ; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira ; GABASSA, V. . Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do Pibid. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 27, p. 415-436, 2016. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322

2015

 GABASSA, VANESSA; ELIAS, Carime Rossi. ; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira ; COSTA, Keila Matida Melo . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO PIBID: APOSTA NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 276, 2015. http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/Comunidades.pdf

MARIGO, A. F. C.
 ; MELLO, R. R. . APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA ESCOLA, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO “PROJETO RODA COM ARTE”. Revista Educação e Linguagens, v. 4, p. 142-155, 2015. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/805/435

2014

BRAGA, Fabiana Marini
. Comunidades de Aprendizagem: base para uma relação de êxito entre escola e familiares. 
Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 64, p. 2-14, 2014. http://rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=5960&titulo=Comunidades%20de%20Aprendizagem:%20base%20para%20uma%20rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20%C3%AAxito%20entre%20escola%20e%20familiares

BRAGA, FABIANA MARINI ; MELLO, ROSELI RODRIGUES . Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento-chave para uma educação de êxito para todos. Educacao Unisinos (Online), v. 18, p. 165-175, 2014. http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.182.07/4232

TEIXEIRA JÚNIOR, Waine ; RODRIGUES, E. S. P. . Ações extensionistas do PET Educação Interdisciplinar em Comunidades de Aprendizagem: Formação e Aprendizagem Dialógica. Raízes e Rumos, v. 2, p. 1-2, 2014. http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/5221/4685

2012

GIROTTO, Vanessa Cristina ; MELLO, R. R. . O ENSINO DA LEITURA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS: A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA. Inter-ação (UFG. Online), v. 37, p. 67-84, 2012. https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/viewFile/18869/11241

GIROTTO, V. C. ; MELLO, R. R. . TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA: PARA ALÉM DOS SABERES LITERÁRIOS- VALORIZANDO A DIVERSIDADE E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 1, 2012.

MARIGO, A. F. C.
 ; MELLO, R. R. ; AMORIM, S. . Tertúlia literária dialógica e educação de pessoas jovens e adultas: encontro entre literatura e vida.. 
Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 1497-1505, 2012. https://www.researchgate.net/publication/298194153_Tertulia_Literaria_Dialogica_e_Educacao_de_Pessoas_Jovens_e_Adultas_Encontro_entre_Literatura_e_Vida

MELLO, R. R.
. From Constructivism to Dialogism in the Classroom. Theory and Learning Environments. International Journal of Educational Psychology, v. 1, p. 127-152, 2012. http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1114424.pdf

MOREIRA, R ; BRAGA, Fabiana Marini ; RODRIGUES, E. S. P. ; GABASSA, V . Perspectiva dialógica de aprendizagem: uma leitura compartilhada de mundo. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 1687-1695, 2012.

2011

CONSTANTINO, F. L.
; MARIGO, Adriana ; MOREIRA, R. . Aprendizagem Dialógica: Base para Educação e a Transformação Social no Brasil. 
Multidisciplinary Journal of Educational Research, v. 1, p. 53-78, 2011.

MELLO, R. R.. Comunidades de aprendizaje: democratización de los centros educativos.. Revista Tendéncias Pedagogicas - Universidad Autónoma de Madrid, v. 17, p. 3-18, 2011. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3653540

Padros, M. ; Garcia, R. ; MELLO, R. R. ; Molina, S. . Contrasting Scientific Knowledge With Knowledge From the Lifeworld: The Dialogic Inclusion Contract. Qualitative InquiryDescrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 17, p. 304-312, 2011. http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1077800410397809

2010

GAVIOLI, A. V.
 ; MELLO, R. R. . Contribuições da tertúlia literária dialógica para a superação de concepções edistas e construção de uma nova educação de jovens e adultos. Cadernos da pedagogia (UFSCar. 
Online), v. 4, p. 1-19, 2010. http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/176/102

GOMEZ, A. ; MELLO, R. R. 
; SANTACRUZ, I. ; SORDE, T. . De las experiencias de comunidades de aprendizaje a las políticas basadas en sus éxitos. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 24, p. 113-125, 2010. http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1268703764.pdf

MARIGO, A. F. C.
 ; BRAGA, F. M. ; CONSTANTINO, F. L. ; MOREIRA, R. ; MELLO, R. R. ; GIROTTO, V. C. ; GABASSA, V. . Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras. Políticas Educativas, v. 3, p. 74-89, 2010. http://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22723/13208

2009

BRAGA, F. M.
 ; MELLO, R. R. . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: BUSCANDO RELAÇÕES MAIS DIALÓGICAS E APRENDIZAGENS MAIS EFETIVAS ENTRE TODOS/AS. Teoria e Prática da Educação, v. 12, p. 289-301, 2009. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/13877/7177

DUQUE, E.
 ; MELLO, R. R. ; GABASSA, V. . Aprendizaje dialógico. Base teórica de las comunidades de aprendizaje. 
Aula de Innovacion Educativa, v. 187, p. 37-41, 2009. http://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/10527/Aprendizaje-dialogico.pdf?sequence=1

MELLO, R. R.
Sobre investigación y extensión universitaria: relación entre concepciones y metodologías. REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 8, p. 87-102, 2009. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243116377005

MELLO, R. R.. Diálogo y escuela en Brasil: comunidades de aprendizaje / Dialogue and school in Brazil: Learning communities. C&E. Cultura y EducaciónDescrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 21, p. 171-181, 2009.Http://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?Tipo_busqueda=EJEMPLAR&revista_busqueda=252&clave_busqueda=224042

MELLO, R. R.
; LARENA, R. . Pedagogía comunicativo-crítica en los centros educativos. Teoría de la Educación (Internet), v. 10, p. 119-140, 2009. http://www.redalyc.org/pdf/2010/201014898008.pdf

2005

MELLO, R. R.
. Comunidades de Aprendizaje: para democratizar las relaciones entre escuela y la comunidad. Educacion Hoy, v. 1, p. 9-36, 2005.

MELLO, R. R.
; FLECHA, R. . Tertúlia Literária Dialógica: Compartilhando histórias.. Revista de Educação CEAP (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1808-0669 Presente! (Salvador)), São Paulo: Edições Loyola, v. nº 48, n.Ano XIII, p. 29-33, 2005.

2004

MELLO, R. R.ELBOJ, C. . Comunidades de Aprendizaje: alternativa para relaciones entre escuela y grupos de periferia urbana en Brasil. Encuentros en Psicología Social, Málaga, Espanha, v. 2, n.1, p. 64-67, 2004.

2003

MELLO, R. R.
. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica.. Contrapontos (UNIVALI), Itajuí, v. 3, n.3, p. 449-457, 2003. http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/740/591

LIBROS

MELLO, R. R.BRAGA, F. M. ; GABASSA, V. . Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível.. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1. 176p .

BRAGA, F. M. ; GABASSA, V. ; MELLO, R. R. . Aprendizgem dialógica: ações e reflexões de uma prática educativa de êxito para todos(as. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010. v. 1. 85p .

CAPÍTULOS DE LIBROS

BRAGA, F. M.
MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. . Transformando Escolas em Comunidades de Aprendizagem: Reflexão e Diálogo na Formação de Educadores e Educandos. In: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. (Org.). Diversificando caminhos na formação de professores na UFSCar. Algumas contribuições. 1ed.São Carlos: Compacta, 2016, v. 01, p. 29-44.

MELLO, R. R. de ; SILVA, O. B. da ; CONSTANTINO, F. L. ; MARIGO, A. F. C. . Transformação da EJA em Comunidade de Aprendizagem. In: Antonio Francisco Marques; Eliana Marques Zanata. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 1, p. 48-65.

CONSTANTINO, F. L.
 ; MELLO, R. R. . Comunidades de Aprendizagem: Trabalhando a igualdade de diferenças na perspectiva dialógica. In: CASIMIRO, A.P., AGUIAR, I.P.. (Org.). Etnia e Educação. 
1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. , p. 41-56.

GABASSA, V. ; MELLO, R. R. BRAGA, Fabiana Marini . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP. 1ed.Campinas: Junqueira&Marin, 2012, v. 3, p. 001921-001932.

MELLO, R. R.. Metodologia Comunicativo-Crítica: avanços metodológicos e produção de conhecimento na extensão universitária.. In: Araújo Filho, Targino; Thiollent, Muchael. (Org.). Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão.. 1ed.São Carlos: Cubo Multimídia, 2008, v. 1, p. 8-39.

MELLO, R. R.
; BRAGA, F. M. ; RODRIGUES, E. S. P. ; GABASSA, V. . Comunidades de Aprendizagem: metodologia de um projeto de extensão universitária.. In: Targino de Araújo-Filho; Michel Jean-Marie Thiollent. (Org.). Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. 1ed.São Carlos: Cubo Multimídia, 2008, v. 1, p. 153-164.

GABASSA, V.
 ; MELLO, R. R. . Contribuições da ação comunicativa e da dialogicidade para a transformação das praticas escolares.. In: Anete Abramowicz; Carmen Passos; Rosa Oliveira. (Org.). Desafios e perspectivas das praticas em educação e da formação de professores.. 1ed.Sao Carlos: Pedro e João Editores, 2007, v. 1, p. 23-40.

MELLO, R. R.
. A aprendizagem dialógica na educação de pessoas jovens e adultas: articulando investigação, formação e ação social para a transformação.. In: Raquel Lazzari Leite Barbosa. (Org.). Formação de Educadores: artes e técnicas - ciências e políticas.. 1ed.São Paulo: Editora da UNESP, 2006, v. 1, p. 269-290.

MELLO, R. R. de ; BENTO, P. E. G. ; MARINI, F. ; RODRIGUES, E. S. P. . Comunidades de Aprendizagem. In: Correia, Edilson J.: Cunha, Eleonora S.M.; Carvalho, Alysson M. (orgs.). (Org.). (Re)conhecer diferenças, construir resultados. Brasília: UNESCO, 2004, v. , p. 280-288.

Nenhum comentário:

Postar um comentário